Segunda-feira, 25 de Agosto de 2008

Um abraço...

 

Mais um mês de Agosto que se aproxima vertiginosamente do seu fim… E como em todos os anos, também este mês de Agosto foi cheio de dias diferentes do que é mais comum, mas de uma forma diferente. Este ano não houve as tradicionais semanas no norte (apenas uns três dias que começarão hoje à tarde)… Mas voltou a haver a semana de Grande Encontro.
 
O Grande Encontro (GE) é uma actividade do Movimento Shalom, do qual faço parte, na qual durante uma semana jovens de vários pontos do país se encontram para debater um tema.
Há já três anos que não participava e mesmo dessa vez estive lá como membro de uma das equipas de serviço, a equipa de secretaria, o que torna a experiência um pouco diferente… Como verdadeiro participante já lá iam oito anos desde o meu último GE.
É óbvio que uma semana inteira passada num mesmo local, em contacto permanente com outras pessoas, traz momentos que nos marcam, onde tudo é vivido um pouco mais intensamente. É sempre extraordinário conhecer novas pessoas e partilhar com elas os momentos de trabalho, de reflexão, de oração, de convívio, de pura palhaçada, etc.
Este GE foi muito importante para o Movimento, para os três anos que aí vêm, uma vez que teve como tema “Evangelização – desafio de uma vida”… Sendo a evangelização do jovem pelo jovem a missão do Movimento e tendo o último congresso definido a evangelização como uma das linhas de acção a aprofundar no próximo triénio, este GE não podia ter vindo em melhor altura.
 
De um ponto de vista mais pessoal… haveria muita coisa a destacar! A participação junto com os mais novos, a eucaristia inicial, o filme de terça-feira, a oração de quarta, o raide nocturno das “Forças Armadas Shalom” (é tão bom sentirmo-nos novamente crianças, de vez em quando!!), o aprofundamento de algumas amizades…
Mas acima de tudo, foi importante para mim o crescer da definição de algo que trazia cá dentro já há algum tempo. A sensação de que está na altura de me reencontrar, e encarar o futuro com um pouco mais de alegria e optimismo… Claro que tudo isto vem ainda muitíssimo associado a um grande medo. Afinal de contas, nada de concreto mudou… mas ao mesmo tempo, mudou muita coisa em mim.
 
Tenho medo de querer dar passos maiores que as pernas… por isso vou evitar palavras que me comprometam em demasia… mas às vezes há momentos que são verdadeiras curas para os males de que vimos sofrendo.
Há acontecimentos que são difíceis de explicar porque foram tão importantes para nós. Por muito que relatemos, com a maior precisão possível, tudo o que aconteceu, não conseguimos mesmo assim transmitir tudo o que vivemos, o que sentimos, o que crescemos.
Como é que se descreve um abraço? Especialmente quando esse abraço, que dura tão poucos segundos, parece ficar agarrado a nós, de tal forma que dias depois ainda o sentimos…
Como se explica que um olhar e um sorriso nos fiquem de tal maneira gravados na alma, que de cada vez que se fecha os olhos é essa a imagem que imediatamente aparece?
 
Por isso, esta semana foi tempo de olhar o futuro, sem que tenha sido necessário considerar demasiado o passado… E essa foi a grande novidade deste verão!

 

 

 

sinto-me: Bem...
música: The Beginning Song - Rita Redshoes
publicado por Nuno às 14:14
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Cascona a 26 de Agosto de 2008 às 00:35
Pois bem, andei a cuscar e deparei-me com o teu blog.
Andas inspirado!!Tens aqui um belo blog.
Em relação a este post em particular, foi muito bom partilhar esta semana do GE contigo, embora de uma maneira diferente porque estava do lado de fora. Mas foi bom ver o teu entusiasmo e a alegria que deste ao GE.
Depois, em relação ao último parágrafo...temos mais em comum do que eu pensava! Neste momento sinto-me tal qual como tu.Há pequenos abraços e olhares que nos ficam marcados e gravados na alma e no coração que é muito complicado tirá-los. Mas também é bom, é sinal que pelo menos tivemos oportunidade de os ter!
Continua assim com este teu blog e passa pelo meu! www.saracascona.blog.com :P
beijinho
De Lia a 8 de Setembro de 2008 às 23:02
Do teu ponto de vista pessoal, eu acho que te esqueceste de DESTACAR mesmo o mais importante… mas enfim, quem sou eu para o dizer, quando tu dizes que queres “evitar palavras que me comprometam em demasia”… mas subscrevo muitos dos momentos que mencionaste, pelas mesmas razões...
Fico feliz por ver o quanto foi importante para ti esta semana, e agradeço-te por teres contribuído para que também o fosse para mim. Foi bom ver que os “velhos” ainda são e sempre serão eternas crianças. Quanto às tuas perguntas… não se descreve, nem se explica… sente-se… e tu tiveste esse prazer… assim como o terás muitas mais vezes… pelo “andamento da carruagem” :p
De Nuno a 9 de Setembro de 2008 às 01:34
Já andava à espera deste comentário há uns tempos...
O que queres que destaque mais, diz-me lá?
Não há dúvida que foi uma semana em grande, muitas recordações para guardar!
Mas... pelo "andamento da carruagem", não sei se as coisas são bem assim... Aliás, apetece perguntar: qual andamento??? ;-)
De Carlos Calmão a 11 de Setembro de 2008 às 14:28
Não é que eu tenho mto a ver com isso...Mas pelo menos com o assunto a destacar até tenho...Então os chás, as actas para por em dia e ainda...o corte da casaca??? Não contam...Mas na verdade o que contou mais, nós sabemos...Foi a "Evangelização do Jovem pela Jovem" ;)

Comentar post

mais sobre mim

pesquisar

 

Fevereiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28

posts recentes

500 days of Summer...

Stop 4 a minute...

Fundamental...

O regresso do Palma...

A dream in a restless nig...

Reruns...

A Bioquímica do amor...

Dreams...

The Fixer...

Pessoas...

Coisas simples...

Antigas memórias de tempo...

Eh Eh Eh Eh, este ano é q...

Histórias de vida...

Ansiedades...

Coisas perfeitas...

Lover, you should've come...

Dificuldades de comunicaç...

Cansaço...

O que eu te queria dizer....

How these days grow long....

Crónica de um dia normal....

Conversas adiadas...

Tempo de focar...

O telemóvel e o amor...

Pensamentos recorrentes.....

Uma pequena história...

Tic tac...

One more daisy...

Esta coisa de gostar de a...

Pushing Daisies...

Quase perfeit(a)...

Haja Folia...!

Arroz-doce...

Um abraço...

O que é um ano...?

O pior cachorro de sempre...

Tristeza inexplicável...

O caderno de climatologia...

Aconteceu...

Dor...

A brand new start...

arquivos

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

blogs SAPO

subscrever feeds